Saúde

27/08/2020 12:35

Moradores do bairro CPA III são os que mais buscam atendimento relacionados ao Covid-19

Ranking mostra os dez bairros de Cuiabá e Várzea Grande mais assistidos pelo serviço de testagem

Carlos Celestino | Secom-MT

Jorasi Carma de Oliveira Envagelista, 65 anos, moradora do Tijucal, o quarto bairro da lista que mais teve moradores atendidos no Centro de Triagem Covid-19 - Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT
Jorasi Carma de Oliveira Envagelista, 65 anos, moradora do Tijucal, o quarto bairro da lista que mais teve moradores atendidos no Centro de Triagem Covid-19

Um levantamento realizado pela coordenação do Centro de Triagem Covid-19 mostra que os moradores do CPAIII lideram o ranking dos dez bairros em que os moradores mais realizaram teste para o diagnóstico precoce da doença. Em um mês de funcionamento, 447 pessoas que moram naquela região foram atendidas na unidade montado na Arena Pantanal.

Ainda de acordo com dados do painel, outros nove bairros da capital também apresentaram um quantitativo expressivo no número de teste realizados: Dom Aquino (383 pessoas testadas), Santa Izabel (380), Tijucal (363), CPA IV (331), Novo Terceiro (250), CPAII (250), Cidade Alta (243), Jardim Vitoria (242) e Pedra 90 (237).

Joana de Oliveira Ferreira, 65 anos, é moradora do bairro CPAIIII. Ela estava temerária com a situação da doença e explicou que perdeu uma pessoa querida que não conseguiu se curar e veio a falecer.

“Perdi meu compadre, padrinho da minha filha mais velha, ele tinha 56 anos, pegou coronavírus e não resistiu. Esse não foi o único, um vizinho da minha rua também faleceu com essa mesma doença, fiquei assustada e resolvi fazer o teste para saber se estava contaminada, mas graças a Deus meu teste foi negativo”, disse a moradora.

Ainda de acordo com as declarações da paciente, o atendimento ofertado pelas equipes de profissionais de saúde que atuam no Centro de Triagem é “muito bom, foi tudo muito rápido, estão todos de parabéns por essa grande atenção que estão tratando a população”.  

Jorasi Carma de Oliveira Envagelista, 65 anos, é moradora do bairro Tijucal, o quarto da lista que mais teve moradores atendidos no Centro de Triagem da Covid-19. A moradora pediu para sua irmã retirar uma senha de atendimento pela internet e procurou a unidade na tarde desta quarta-feira (26) para realizar o teste do novo coronavírus.

“Eu estou sentindo alguns sintomas, coriza, dor de cabeça e dores nas costas, estou com medo de ter pego essa doença. Meu irmão teve um AVC e quando chegou no hospital realizou o teste e deu positivo. Como tive contato com ele, preciso saber se realmente tenho para realizar o tratamento o mais rápido possível”, explicou a senhora Jorasi.

A paciente parabenizou a ação do Governo de Mato Grosso em realizar o teste gratuito do coronavírus. “Fora do Centro de Triagem o exame custa caro, eu não teria condições de pagar pra realizar, o Governo está realizado um excelente trabalho, estão todos parabéns por este belo trabalho, concluiu.

Ranking dos bairros de Várzea Grande

Além do balanço realizado em Cuiabá, também foi realizado um levantamento de dados que mostrou o ranking dos dez bairros do município de Várzea Grande que mais realizaram teste para o diagnóstico do novo coronavírus.

No topo da lista aparece o bairro Cristo Rei (com 243 atendimentos), Mapim (198), Centro (158), Jardim dos Estados (155), Centro Sul (138), Ponte Nova (115), Costa Verde (105), Parque do Lago (89), 23 de Setembro (78) e bairro da Manga (com 76).  

Maria Betânia de Morais, 67 anos, é moradora do Mapim, segundo bairro de Várzea Grande que aparece na lista com mais pessoas que realizaram o teste.  Ela disse que estava com suspeita da doença, pois precisou cuidar da mãe que foi curada da Covid-19.

“Minha mãe teve Covid-19, fiquei com medo de ter pego a doença, eu cuidava dela, mas graças a Deus o meu teste deu negativo, estou livre da doença e minha mãe também venceu essa doença que matou muita gente. Consegui fazer o teste, fui muito bem atendida e o bom que não precisamos pagar. O Governo de Mato Grosso está fazendo um excelente trabalho para garantir atendimento para quem não tem condições de pagar pelo exame de coronavírus”, disse a paciente.

Dados gerais de atendimentos

O Centro de Triagem da Covid-19 atendeu até terça-feira (25.08) um total de 19.852 pacientes.  Desse total, 3677 testaram positivo9.496 exames foram negativos e 6.679 foram considerados suspeitos para o novo coronavírus.

Para realizar o tratamento precoce, a farmácia da unidade entregou 10.356 kits de medicamentos aos pacientes. Esses medicamentos foram receitados após realização de consulta com os médicos que atuam na unidade.

O local conta com uma equipe de 20 médicos, oferece uma estrutura para realização de testagem rápida para o novo coronavírus, realização de exame com uso do aparelho de tomografia e entrega de medicamento para o tratamento precoce da doença, após consulta com prescrição médica.

Para casos graves do coronavírus, as referências continuam sendo as unidades da Atenção Primária, que regulam pacientes para os Hospitais de Referência no tratamento da Covid-19.

Como funciona o Centro de Triagem

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. São entregues até 700 senhas por dia, sendo 300 emitidas pela internet, através do link: triagem.mt.gov.br, e 400 senhas presenciais, entregues no local, das 6h às 6h45.

É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.

O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n - Verdão, em Cuiabá.

 


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708