Mundo

13/07/2018 21:17

Jovem brasileiro discute agenda 2030 na ONU

João Paulo Guerra Barrera, o mais jovem escritor bilíngue do mundo e o mais jovem premiado em um concurso mundial pela NASA, foi recebido na última quarta-feira (11) pela Secretária Geral da ONU para a Juventude, Jayathma Wickramanayake, na sede da ONU em Nova Iorque. Durante o encontro, eles discutiram os pontos da agenda da ONU 2030 e o menino recebeu da Secretária um pin de 17 cores, representando a agenda pelo desenvolvimento sustentável. Em seu segundo livro, intitulado "Morando no espaço - Living In Space", lançado em março deste ano, o jovem autor aborda, de maneira lúdica, temas sobre sustentabilidade, compatíveis com a agenda ONU 2030, o que motivou o convite.

 

"A Agenda 2030 tem 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que são claramente evidenciados pelas ideais e atitudes do João Paulo. Mesmo com 8 anos João Paulo consegue transmitir de maneira simples e lúdica que esses objetivos são possíveis para os jovens do Brasil e do Mundo", disse Wickramanayake.

 

Para João Paulo, trabalhar a questão da sustentabilidade é primordial, sempre utilizando a educação e a tecnologia como ferramentas para mudar o mundo. "Estou aqui na ONU para falar um pouco sobre a minha missão, sobre as coisas legais que já conquistei e algumas que ainda sonho em conseguir. Falei sobre ciências, tecnologia, inovação, sobre proteger o planeta, reciclar as coisas e ensinar o que sabemos, ter respeito pelas pessoas e ser feliz. Não importa a sua idade o importante é você começar a transformar seus sonhos em realidade. Também falei sobre meus livros, meu videogame, sobre as palestras que faço e sobre o STAND "Morando no Espaço" que vou ter na Bienal internacional do livro de São Paulo. De agora em diante a ONU pode contar comigo e nos vemos no espaço!" diz.

 

Ele também aproveitou a ida à ONU para entregar uma carta, dirigida ao Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, António Manuel de Oliveira Guterres, pedindo que o Português seja incluído como língua oficial na ONU.

 

Na quinta-feira, 12, ele também teve um encontro no consulado Geral do Brasil em Nova Iorque, onde foi recebido pelo Embaixador e Cônsul-geral Enio Cordeiro. Em seguida foi à BEA - Brazilian Endowment for the Arts (Biblioteca Brasileira de Nova Iorque), onde fez uma doação de seus livros bilíngues. Já neste sábado (14), ele estará em Nova Jersey, no Mantena Global Care, uma organização comunitária que ajuda a comunidade de baixa renda e os imigrantes latinos da cidade de Newark (NJ) e áreas adjacentes, para onde também levará seus livros.

 

Seu novo livro, "Morando no espaço - Living In Space", terá um estande na Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2018, que acontece de 03 a 12 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na qual João Paulo também é o Embaixador da visitação escolar. Nomeado Embaixador do NASA Science Days no Brasil, o evento ganhará uma Edição Especial dentro da Bienal Internacional do livro de SP. Com um Mega Stand, intitulado Morando no Espaço, o objetivo é divulgar a importância da ciência, tecnologia aeroespaciais, engenharia e matemática, além de contar com uma exposição exclusiva de objetos que já estiveram no espaço, além de mostrar como é o dia-dia dos astronautas.

 

Nos 10 dias da Bienal a expectativa é que cerca de 1 milhão de pessoas visitem a feira, que é a maior da América Latina. Do total desse público, estima-se que cerca de 25% sejam crianças.

 

O livro Morando no Espaço também esteve presente na Feira Internacional do Livro Infantil em Bolonha dos dias 25 a 29 de março, na Feira Literária de Londres nos dias 10 a 12 de abril; Ele estará ainda na Feira Internacional do Livro em Frankfurt nos dias 10 a 14 de outubro e na Feira Internacional do Livro Infantil em Xangai na China entre os dias 25 e 29 de novembro.

 

 

Sobre João Paulo Guerra Barrera

 

Com apenas 8 anos de idade, João Paulo Guerra Barrera já tem dois livros publicados e detém o título de escritor bilíngue mais novo do mundo, com os livros "No mundo da Lua e dos planetas – In the world of the Moon and the planets", lançado em 2016, e também Morando no espaço - Living in Space", lançado em março deste ano. Aos seis anos de idade ele venceu o NASA AMES Space Settllement Contest, concurso mundial da NASA para jovens com até 18 anos. Foi o mais jovem da história a ganhar o concurso.

Em janeiro, ele foi nomeado Embaixador do NASA Science Days no Brasil. Ele também promove palestras em escolas, congressos dentro e fora do Brasil, ressaltando a importância da leitura, da educação e a consciência sustentável entre os jovens e crianças. Com isso, pouco a pouco tem se tornado referência na luta por uma educação melhor para jovens e crianças.

 

Em junho, ele esteve em Boston, onde foi palestrante no MIT (Massachusetts Institute of Technology) - uma das mais conceituadas universidades americanas - no encerramento da Conferência Mundial do ensino promoção e manutenção do Português como língua de herança.

 

Na ocasião, ele também se encontrou com a Consul e Embaixadora Geral do Brasil em Boston, Gilvânia Maria de Oliveira, grande incentivadora de projetos educacionais promovidos por brasileiros. João Paulo participou ainda da abertura do Focus Brasil Boston, um evento multidisciplinar e multimídia dedicado aos mais variados temas e aspectos da presença internacional do Brasil e das comunidades brasileiras no exterior.


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708