Economia

24/03/2020 11:04 MidiaNews

Por economia, AL reduzirá passagens, combustíveis e fará demissões

O presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho (DEM) afirmou que os deputados cortarão, nos próximos dias, uma série de gastos da Casa, que permitirá a devolução de recursos ao Governo do Estado. A ideia é que esses valores sejam investidos pelo Estado em medidas de combate a Covid-19 (novo coronavírus).

Entre os cortes, gastos com passagens, combustíveis e aluguel de aeronave, por exemplo.  

O anúncio foi feito pelo presidente na noite da última segunda-feira (23), após uma reunião de pouco mais de três horas entre os parlamentares. Botelho divulgou um vídeo nas redes sociais, mas não detalhou o volume de cortes que será realizado.

Conforme apurou a reportagem, os cortes de combustíveis chegariam a 80% dos valores consumidos atualmente pelos próximos 30 dias. Além disso, ele citou eventual corte de servidores comissionados.

"O primeiro secretário [deputado Max Russi] ficou encarregado de definir esses cortes. Cortaremos combustíveis, passagens, aeronave, pessoal. Tudo para diminuir o custo da Casa neste período"

“Fizemos encaminhamentos em relação a vários cortes na Casa. O primeiro-secretário [deputado Max Russi] ficou encarregado de definir esses cortes. Cortaremos combustíveis, passagens, aeronave, pessoal. Tudo para diminuir o custo da Casa neste período”, disse.

“Fizemos, também, encaminhamento para que os recursos devolvidos da Assembleia ao Governo vão com algumas sugestões dos deputados”, emendou.

Botelho afirmou ainda que, ao menos por ora, está mantida a realização das sessões na Casa. Segundo ele, há uma série de projetos importantes a serem analisados pelos colegas.

Com a realização das sessões ficam mantidas também as reuniões das comissões. Somente nesta semana, de acordo com Botelho, não ocorrerão trabalhos no plenário da Casa.

“As sessões vão continuar. Temos projetos urgentes que precisam ser votados e as sessões serão realizadas. Na próxima quarta, essa semana não tem sessão. As comissões terão que trabalhar também, pois os projetos têm que passar pela análise das comissões”, disse.

Comissão

Ainda segundo o presidente, os deputados definirão pela criação de uma comissão que fará uma análise da situação – econômica e social - do Estado diante da pandemia da doença.

A comissão será presidida pelo deputado Carlos Avalone (PSDB) e um relatório inicial deve ser entregue ao presidente da Assembleia até a próxima sexta (27).

“Será feita uma análise social de como está o desemprego, a vida das pessoas que estão sem salários, inclusive sugestões de fornecimento pelo Governo do Estado de uma ‘bolsa-coronavírus’, sacolão, dentre outras medidas”, explicou o presidente.

“Esta comissão mista vai estudar, apresentar as medidas para mim e encaminharei ao governador Mauro Mendes”, completou.


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708