Cultura

17/12/2019 05:52

Secel prorroga inscrições do Edital de Literatura

Prazo para escritores, artistas e produtores culturais inscreverem projetos no edital foi estendido para 10 de janeiro.

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) prorrogou o prazo de inscrições do edital Estevão de Mendonça de Literatura Mato-grossense. Agora, escritores, artistas e produtores culturais têm até 10 de janeiro para inscreverem suas obras e projetos literários de fomento à leitura no concurso. Ao todo, serão R$ 600 mil em investimentos.  

O secretário titular da Secel, Allan Kardec Benitez, explica que a prorrogação ocorreu para melhor atender aos municípios do interior. Em reunião da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta segunda (16.12), na Secel, gestores municipais trouxeram a demanda justificando a necessidade de mais tempo para que os escritores, artistas e produtores culturais residentes fora da capital possam finalizar os projetos com mais calma e consigam esclarecer todas as dúvidas referentes ao edital.

“Muitas prefeituras oferecem um apoio para artistas, escritores e produtores locais, esclarecendo dúvidas e ajudando na finalização das inscrições. Como o edital prevê que 60% das propostas premiadas sejam de municípios do interior, até para atender a esta premissa do edital, acatamos o pedido e entendemos que esta prorrogação não prejudica o processo. Acreditamos também que é mais uma oportunidade para aqueles que ainda não se inscreveram participem”.

Além disso, o secretário Allan ressaltou que, para garantir a igualdade de tratamento, a Secel incluiu um item de retificação. Neste caso, tendo em vista a mudança do cronograma, os proponentes dos projetos já inscritos poderão resgatar o processo na Secel para aprimorar a proposta, caso tenham interesse.

Com a alteração no prazo de inscrições, muda também o cronograma geral do edital. Assim, o resultado final será divulgado em 06 de março de 2020, e não mais em fevereiro, como estava previsto antes.

Ao todo, serão premiadas 30 obras, sendo 15 obras literárias distribuídas entre prosa, poesia, juvenil, infantil e revelação, e mais 15 projetos de fomento à leitura nas categorias contador de história, mediador de leitura, formação de mediadores e oficina literária. 

Para a inscrição, o candidato deverá enviar os documentos exigidos no edital via correio ou protocolar diretamente na sede da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), localizada em Cuiabá. A retificação sobre inscrições, e os demais documentos referentes ao edital estão publicados e disponíveis no site www.cultura.mt.gov.br/editais

Serviço:

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) está localizada na avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), 510, bairro Duque de Caxias, Cuiabá-MT, CEP: 78043-300. O horário de funcionamento do protocolo é das 8h às 12h – 14h às 18h. Para mais informações sobre o edital: (65) 3613-9240/9230


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708