Fonte: O Bom Da Noticia
A Associação Brasileira de Direito Educacional (Abrade), sediada em Brasília, indicou Alex Vieira Passos e Gelson Menegahti Filho para comporem a lista tríplice de recomposição do Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão integrante do Ministério da Educação (MEC). Alex foi indicado para a câmara da educação superior, enquanto Gelson foi indicado para a câmara da educação básica.
O CNE é responsável por editar regras, portarias e resoluções que regulam a educação pública e privada no país. Além disso, os conselheiros analisam a aprovação de credenciamento de faculdades e autorização de cursos de graduação, entre outras demandas.
Alex, advogado cuiabano, possui especialização nas áreas de direito e educação, além de ser empresário no segmento educacional técnico e superior nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Ele também já ocupou o cargo de secretário de educação de Cuiabá de 2018 a 2020 e atualmente é conselheiro estadual de educação em Mato Grosso.
Ao ser indicado, Alex expressou sua satisfação, afirmando: "Sei o quanto é concorrida a escolha deste cargo, mas já me sinto vitorioso só de ser indicado".
Gelson, também cuiabano, é presidente do conselho estadual de educação de Mato Grosso e presidente do SINTEP (Sindicato das Escolas Particulares de Mato Grosso).
A escolha dos novos conselheiros de educação do CNE deve ocorrer até o fim deste ano, com a aprovação do Ministro da Educação e do Presidente da República, que edita e assina o procedimento oficial.
Agora, resta aguardar a aceitação dos nomes indicados pelo MEC para as respectivas câmaras do Conselho Nacional de Educação.