Produtores diminuíram o ritmo do plantio da safra nova de soja. De acordo com a consultoria AgRural, a semeadura chegou a 40% da área reservada para a cultura no Brasil na semana passada. Na anterior, a proporção estava em 30%. No ano passado, em 46%. Os consultores avaliam que o tempo mais seco em Mato Grosso pesou sobre o ritmo do trabalho de campo.
"As chuvas leves e esparsas previstas para Mato Grosso chegaram e, embora tenham ajudado a aplacar o calor, os volumes e a distribuição foram muito irregulares. Nas áreas mais secas e/ou atrasadas, persiste o temor de replantio de áreas mais extensas de soja e de semeadura fora da janela ideal de parte da safrinha 2024 de milho", informa a AgRural, em nota.
Nas demais áreas do país, os volumes de chuva foram favoráveis ao plantio, informa a consultoria. Mas ainda há necessidade de maior regularidade sobre as áreas de produção.
Milho
O plantio do milho de primeira safra no Centro-sul do Brasil chegou a 53% da área estimada para a cultura na semana passada. A informação é da consultoria AgRural. Na anterior, a proporção de área semeada era de 46%. No menos período no ano passado, de 56%.
"Apesar da redução das chuvas no Rio Grande do Sul, o excesso de umidade ainda dificulta a entrada da plantadeiras e mantém a semeadura atrasada no estado", informa a consultoria, em nota.