Saúde

24/03/2020 11:11 GD

Em vídeo, médicos denunciam riscos a pacientes com coronavírus no PS

Médicos que atuam no Pronto-Socorro de Cuiabá – hospital para onde serão direcionados os pacientes com coronavírus – denunciaram a falta de estrutura e de equipamentos de segurança que trazem riscos para todos na unidade. Em vídeo, o Sindicato dos Médicos (Sindimed) mostra a situação da unidade.

Pelos corredores, paredes com a pintura descascando, forro com mofo e vários pontos de infiltração. Além disso, faltam itens de higiene básica, como papel higiênico, papel toalha e sabonete líquido.

“Como pode ser referência um local cheio de buracos no teto, que outro dia tinha ratos passeando pela UTI infantil, não tem, papel toalha, não tem álcool gel e nem Equipamentos de Proteção Individuais(EPIs) para os médicos trabalharem e os pacientes que já estavam internados lá nem sequer foram removidos?, critica o diretor de comunicação do Sindimed, Adeildo Lucena.

Outra questão que traz risco para todas na unidade são os capotes para os médicos, aqueles aventais com mangas utilizados em cirurgias e procedimentos de risco. O material, segundo o Sindimed, não serve para a proteção dos profissionais, o que pode espalhar ainda mais o vírus dentro do hospital.

Esse material “tem que bota fogo. Não serve para nada. Da forma que está, ainda pode piorar a situação”, reclama o médico. Sobre a situação, o Sindicato informa que irá entrar com uma ação pública para “que o Poder Público se mova de forma mais célere para providenciar a reforma do Pronto-Socorro” e na compra de materiais adequados.

“Se países preparados como Itália tem tanta gente morrendo imagina o que pode acontecer aqui, que está tudo sendo feito ‘meia-boca’? O único jeito de se prevenir e evitar que o surto se espalhe é ficando em casa para não precisar de atendimento médico”, alerta Adeildo. (Com informações da assessoria)

Outro lado


Em nota, a prefeitura informou que está tomando medidas para realizar o atendimento dos pacientes com coronavírus. Confira o texto na íntegra.

“A Secretaria Municipal de Saúde esclarece:


-A Prefeitura de Cuiabá não mede esforços no sentido de evitar a disseminação do coronavírus e entende que esse momento é de união de esforços e do cumprimento de medidas drásticas frente ao cenário desolador que nos é projetado;


-Todo o Equipamento de Proteção Individual (EPI) necessário para o atendimento de pacientes infectados com coronavírus foi adquirido seguindo normas especificadas pelo Ministério da Saúde.


-Alguns carregamentos de EPIs já chegaram à capital e já foram distribuídos nas unidades de saúde, observando um fluxo de entrega, para evitar desperdício.


- A Prefeitura de Cuiabá aguarda a chegada de novos carregamentos com EPIs e medicamentos nesta semana e na próxima.


-A gestão reconhece que prédio do Pronto-Socorro velho é uma estrutura antiga, que apresenta problemas. Como já é de conhecimento de todos, existe um projeto para uma grande reforma do antigo PS, para ser transformado no Hospital da Família, mas neste momento de enfrentamento ao coronavírus é necessário que o prédio seja usado para atender a possíveis pacientes que venham a ser internados. A unidade será devidamente adequada para essa finalidade.


-O prefeito Emanuel Pinheiro agradece e enaltece o trabalho de profissionais da saúde, que não medem esforços para trabalhar pela saúde da população cuiabana”.


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708