Saúde

13/06/2018 09:40

Hemobus arrecadou 76 bolsas de sangue no Centro Político

A Campanha de Doação de Sangue realizada na última semana pelo Grupo de Trabalho em Saúde e Segurança do Trabalho, em parceria com o MT-Hemocentro no Centro Político Administrativo, arrecadou 76 bolsas de sangue em três dias. Cada bolsa tem capacidade de 450 ml e pode salvar até quatro vidas. Isso significa que até 304 vidas poderão ser salvas com as doações feitas pelos servidores públicos estaduais.

Foram 39 bolsas arrecadadas entre os dias cinco e oito de junho, datas em que o Hemobus ficou estacionado em frente à Secretaria de Gestão, e outras 37 no dia sete de junho, quando esteve na Secretaria de Educação.

Para o coordenador de Saúde e Segurança no Trabalho da Seges, Flávio Jabra Peixoto, o resultado foi acima da média, já que a média diária de coleta no Hemocentro é de 20 bolsas, onde o atendimento é em período integral. “Os servidores públicos estão de parabéns, pois aderiram em massa à campanha. Se levarmos em consideração que dos três dias, em dois o atendimento foi somente meio período, o resultado se mostra melhor ainda”.

Embora a campanha de doação de sangue tenha ultrapassado seus objetivos com o empenho dos servidores, a diretora do Hemocentro, Silvana Salomão Cury Veloso, destaca que essa é uma conta que nunca fecha, pois a demanda é muito grande. A ação fez parte da programação do junho vermelho, mês da imunização e sensibilização para doação de sangue. A parceria teve o intuito de trazer até o servidor público a oportunidade de doar sangue de forma prática, próximo do serviço, e também contemplar a necessidade do banco público de sangue de repor o estoque.

O Grupo de Trabalho em SST é responsável pelo planejamento de ações e implementação da Política de Saúde e Segurança do Trabalho no Estado. A equipe é multidisciplinar e possui membros que representam 11 órgãos estaduais.

Quem pode doar

Quem não conseguiu doar, pode procurar o Hemocentro. Qualquer pessoa com mais de 18 anos, portando documento com foto e estando em boas condições de saúde pode doar sangue e salvar vidas. Para ser doador também é necessário não ter tomado vacina nos últimos 30 dias. Aconselha-se fazer uma refeição pelo menos duas horas antes da doação.


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708