Politica

19/11/2021 20:13

CARGOS NA PREFEITURA Lista aponta indicações de ex-vereadores e secretários afastados

Redação:GD

Documentos apreendidos durante a Operação Capistrum deflagrada no mês passado apontam diversas indicações políticas de vereadores e ex-secretários afastados para o prefeito afastado Emanuel Pinheiro (MDB).


De acordo com o inquério, as listas eram recebidas pelo secretário Municipal de Governo, Luis Claudio  Sodré, e estavam em posse da secretária-ajunta de governo e Assuntos Estratégicos, Ivone de Souza, que também foi afastada durante as investigações. Os papéis registram o nome dos parlamentares e a secretaria ou onde o indicado iria ser acomodado.


As tabelas detalham indicações realizadas pelos vereadores Juca do Guaraná (atual presidente da Câmara), Misael Galvão (ex-presidente do Parlamento), Mário Nadaf (líder do prefeito), Chico 2000, Adeviar Cabaral e Marcrean Santos. (veja a lista completa abaixo)

Os dados também expõem indicações de suplentes de ex e atuais secretários da gestão, como Luiz Cláudio e dos ex-secretários afastados Célio Rodrigues (Saúde) e Antenor Figueiredo (Mobilidade Urbana).


Essas informações foram anexadas nas medidas cautelares que retirou o prefeito Emanuel Pinheiro do comando do Palácio Alencastro, no dia 19 de outubro. Para o Ministério Público, ficou claro que as nomeações de servidores comissionados eram realizadas para atender aliados políticos do emedebista.


"Tais documentos apreendidos da sala de trabalho de Ivone de Souza podem reforçar as funções desempenhadas por ela na logística dos cargos destinados às indicações políticas", destaca.

GazetaDigital

Operação Capistrum

 

Pagamento do Prêmio Saúde
O MP também chama a atenção para alguns casos onde os servidores eram exonerados com o pagamentos de todas as verbas trabalhista e reencontrados pouco tempo depois na Prefeitura de Cuiabá. Em um dos ofícios encaminhados, os vereadores Marcrean Santos e Adevair Cabral solicitam a recontratação de 11 e 15 servidores, respectivamente.

GazetaDigital

Operação Capistrum

 

Em uma das indicações, o Marcrean pede a readmissão da servidora Vanda da Silva. Conforme apurou o MP, essa mesma pessoa teria alugado um veículo para a campanha do parlamentar nas eleições de 2016.


Vanda foi exonerada em dezembro de 2020 e contratada novamente em um cargo temporário na Secretaria Municipal de Saúde em janeiro de 2021. De acordo com o MP, durante o período ela teria recebido a remuneração sem qualquer desconto, o que segundo o órgão pode ser referente ao pagamento do Prêmio Saúde.


"Na análise mais ampla, o mês de agosto de 2021 apresenta um pagamento no valor de R$ 1.450,00 sem descontos, e no mês de Setembro de 2021, o aumento da remuneração sem desconto para R$ 1.500,00. Já na remuneração de Outubro de 2021, mês da deflagração da Operação Capistrum pelo Grupo Operacional Permanente, não há o pagamento desta parcela, conforme informações coletadas do Portal Transparência - Servidor Ativo", destaca.

 

Indicações:
Ex e atuais vereadores
Adevair Cabral
Chico 200
Juca do Guaraná Filho
Marcrean Santos
Renivaldo Nascimento*
Toninho de Souza
Misael Galvão
Mário Nadaf


Staff
Luis Cláudio (secretário de Governo)
Célio Rodrigues (ex-secretário de Saúde)
Antenor Figueiredo (ex-secretário de Mobilidade Urbana)


Suplentes
Marcos Fabricio
Misael
Orivaldo da Farmácia
Varanda
Saad


Outros nomes
Pop
Ralf Leite


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708