Politica

09/07/2019 11:23

Campanha Aquece Cuiabá; arrecada 21,6 mil cobertores

Campanha idealizada pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, arrecadou 21,6 mil cobertores, que estão sendo doados às pessoas carentes e em situação de rua da capital.

Toda a arrecadação foi repassada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, a quem cabe distribuir para 100 entidades sociais. Este é o terceiro ano consecutivo que a primeira-dama realizada a campanha intitulada Aquece Cuiabá.

Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Jerônimo Urei, 12 entidades cadastradas no conselho serão atendidas.

 

“Todas essas entidades foram encaminhadas à Secretaria de Assistência Social para serem contempladas com os cobertores. Temos entidades que atende em torno de 150 famílias na grande região do Santa Izabel e Coophamil. A associação de Idosos Menino Jesus, qual eu faço parte, vai atender cerca de 200 famílias. A prefeitura tem sido parceira dos conselhos, especialmente o conselho do Idoso e nós atendemos idosos que estão em situação de risco, à mercê da cidadania, então esse é um trabalho intenso e contínuo”, disse Jerônimo.

 

A logística de entrega disponibilizou vouchers de retirada dos cobertores a cada entidade social, qual promove trabalhos de apoio social de diversas finalidades, como o caso da filantrópica Creche Falcãozinho, do bairro Porto. “Nós vamos levar esses cobertores para os pais das crianças matriculadas na creche e as pessoas carentes da comunidade porque esse cobertor ajuda muito a amenizar o frio. Pelo menos à noite, eles estão aquecidos porque são pessoas muito carentes que muitas vezes nem blusa têm”, frisou irmã Terezinha de Fátima Moreira.

 

O prefeito Emanuel Pinheiro destacou a ação social em prol dos mais carentes e o trabalho realizado pelo Município na assistência social. Também lembrou do concurso público para a Pasta que será realizado, sendo o primeiro na história da Secretaria de Assistência Social.

 

3ª edição

Para a primeira-dama Márcia Pinheiro, idealizadora da ação, o terceiro ano da campanha entra numa fase de ‘maturidade’ quanto as doações e a consciência solidária do cuiabano. O sentimento é reforçado por Luciano Viterbo, coordenador Administrativo e Financeiro da Águas Cuiabá, uma das principais empresas doadoras da campanha.

 

“Agradecemos a oportunidade de participar de um evento dessa magnitude, que é trazer um calor humano e aquece os dias de frio, em que Cuiabá não tem muito, mas muitas pessoas não tem como se proteger. Quero destacar o papel da Águas Cuiabá nesse ato de cuidar das pessoas e sempre estaremos à disposição para ações sociais como essa”, elencou.

Em seu discurso, a primeira-dama frisou a importância de criar condições para as pessoas menos favorecidas adquirirem seu cobertor por conta própria. Nessa linha, ela mencionou os cursos de qualificação profissional que a Prefeitura tem oferecido nos bairros da Capital.

 

“Nossa vontade era de que não fosse necessário arrecadar nenhum cobertor e que as pessoas pudessem comprar seu próprio agasalho. É com esse sentimento que estamos levando capacitação aos bairros, para muitas dessas próprias pessoas que estão hoje aqui recebendo os cobertores”, disse.

 

A campanha chega ao seu período final de arrecadação com números próximos aos das edições anteriores, quando foram arrecadados 20 mil cobertores, em 2017, e 22 mil em 2018. Além das entidades sociais, o Núcleo de Apoio à Primeira-dama destina cobertores para comunidades carentes e atende solicitação de grupos e outros instituições.

 

FOTO SECOM CUIABÁ


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708