Economia

28/07/2022 11:18

Por que as Marmorarias estão faturando menos e trabalhando mais? Temos excelentes profissionais em Cuiabá MT

Fonte: IZY Sua gestão Mais Facil

Convidamos você para ler este pequeno artigo e entender o enigma pelo qual as marmorarias estão passando durante essas décadas. Neste texto você vai entender em que lado da inovação você está.
 
COMO ERA E COMO VAI SER?
 
Ultimamente nota-se a dificuldade de muitos marmoristas em se adequarem à realidade que o mercado está atravessando.
 
Do início do ano 2000 para cá surgiram muitos fatores que transformaram processos que antes eram simples.
 
Dentre esses processos tínhamos:
 
- Tirar a medição para o projeto.
- Formar o preço do material desejado pelo cliente, multiplicando por três sobre o preço de compra, ou seja, ORÇAMENTO DO MATERIAL x 3 = PREÇO FINAL
- Comprar as chapas para atender ao pedido.
- Processar as chapas.
- E por fim entregar.
 
Em termos gerais era basicamente isso. Se tudo continuasse assim, tudo bem. Mas a questão é que as coisas mudaram.
 
O QUE EXATAMENTE MUDOU NESSAS DUAS DÉCADAS
 
Você que está há mais tempo no mercado vai concordar quando dizemos que havia poucos granitos e mármores no mercado.
 
Os clientes vinham diretamente na marmoraria, e existia pouca concorrência no mercado. Gradativamente isso mudou. Além do aumento da concorrência, clientes estão vindo por intermédio de Arquitetos.
 
A cozinha era somente cozinha, hoje é “Área Gourmet”, o passa prato virou “ilha”, arquitetos ditam as regras do Design, sem falar que os clientes, muitas vezes, chegam até as marmorarias sabendo mais do que o próprio dono da empresa de mármores e granitos, pois a internet fornece uma série de informações atualizadas, e geralmente é o lugar onde os clientes iniciam suas pesquisas.
 
FALTA DE INTERESSE EM INOVAÇÃO
 
De fato os tempos são outros. As empresas estão evoluindo, mesclando inteligência de negócio com as tecnologias disponíveis. Contudo, muitos marmoristas não se abriram para essas mudanças.
 
Eles perderam o "timing", e hoje sofrem as consequências desta distração ou falta de atenção à evolução do mercado.
 
CAPACITAÇÃO DAS EQUIPES
O maior tesouro dentro do processo produtivo de uma marmoraria é a mão de obra humana, e o que observamos visitando marmorarias pelo Brasil é que não houve um trabalho de renovação e capacitação dos trabalhadores, boa parte da mão de obra avançou em idade sem uma constante inovação, e além disso, apesar do aumento considerável nos custos, muitos ainda usam a velha fórmula [ Orçamento de material x 3 = Preço final ], deixando de fazer uma formação de preços correta e justa e competitiva.
 
Há pouco investimento em processos e conhecimento e muita transpiração, ou seja, pouco resultado para muito trabalho.
 
Em duas décadas, o setor de Mármores e Granitos mudou completamente, de modo que quem ainda sustenta o jeito antigo de administrar, sofre hoje as consequências.
 
Investir em máquinas, pavilhão, contratar bons profissionais tornam-se fatores sem valor se não houver um estudo detalhado e um processo definido para o uso e aproveitamento dessas melhorias,


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708