Cultura

19/03/2021 11:22

PARAÍSO DE MT Primeira capital, Vila Bela da Santíssima Trindade completa 269 anos de história

Redeção GD

Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a oeste de Cuiabá) deu origem aos primórdios deste Mato Grosso velho. Nesta sexta-feira (19), faz 269 anos que o Capitão Dom Antônio Rolim de Moura fundou o município, após atravessar a área de mata fechada entre os rios Jauru e Guaporé, encontro do Cerrado com a Amazônia.


A escolha do nome veio do costume da época colonial de designar por “Villa” a sede municipal e expressão de admiração pelo lugar – Bela. Vila Bela foi escolhida a dedo para a instalação da primeira capital mato-grossense, com projeto elaborado ainda em Portugal.


Além de carregar a responsabilidade de dar o status de estado a Mato Grosso – nome que surgiu em 1735 -, Vila Bela da Santíssima Trindade também pode ser considerada uma das primeiras cidades planejadas do país. Foi determinada, inclusive pela coroa portuguesa, que se implantasse a primeira Faculdade de Medicina do Brasil nas terras vilabelenses.

A descoberta de riquezas minerais na região do Rio Guaporé incentivou Portugal a se apressar para povoa-la, temendo o avanço dos espanhóis. No entanto, em 1835, a capital de Mato Grosso passou a ter sede em Cuiabá, em razão da dificuldade de povoar a região.


A pequena Vila Bela, com seus poucos mais de 16 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é um dos municípios com maior potencial turístico mato-grossense.


Ruínas da Igreja Matriz de Vila Bela da Santíssima Trindade
Os restos da primeira Igreja Matriz de Vila Bela da Santíssima Trindade resistem ao tempo, para não deixar a história morrer. Ainda que em ruínas, as paredes de adobe marcam o histórico de expansão colonial portuguesa. A matriz nunca foi concluída, provavelmente por ter a construção iniciada no período de transição da Capital de Vila Bela para Cuiabá.


Para proteger o patrimônio tombado, foi construída uma cobertura. No entanto, fora as intempéries da natureza, como sol, chuva e até mesmo pombos – que danificam as estruturas com as fezes -, a presença humana também ajuda a degradar o local, explica o prefeito André Bringsken (MDB).

Vila Bela da Santíssima Trindade – Wikipédia, a enciclopédia livre


“Fizemos agora um isolamento, para ter acesso apenas físico, colocamos uma tela em volta para tirar foto de fora, contemplar de fora, porque o que mais estava estragando as ruínas era a presença do homem, que subiam nas paredes, grupos turísticos vinham e faziam bagunça”, contou.


O chefe do Executivo municipal relata que o Ministério Público Federal e Justiça Federal estão atuando juntos com o Iphan, para encontrar uma solução de proteção efetiva. A princípio, seria realizada uma audiência pública com a população, mas foi adiada por conta da pandemia.


Um projeto, inclusive, seria retomar as obras da igreja que nunca foi terminada. “Posso antecipar que a sociedade mais quer é a reconstrução da Igreja Matriz nos moldes originais. É um projeto arrojado, mas possível e viável. Temos a planta da igreja original e seria um marco”, afirma.


Potencial turístico – e falta de incentivo
Pela riqueza histórica, o município tem grande potencial turístico, sem esquecer-se da deslumbrante natureza do local, que marca o encontro do cerrado com a Amazônia.

 

Chico Ferreira

vila bela

Festa do Congo, tradição do município


No entanto, este potencial foi esquecido – ou ignorado – pelo poder público. “Até hoje as gestões passadas não entenderam esse ponto. Vila Bela tem o maior potencial turístico do estado, além do turismo ecológico do Parque Estadual Serra Ricardo Franco, o Rio Guaporé, que serve para contemplação, para pesca e passeio...”, enumera André, quase se perdendo em tamanha diversidade.


Falta de saneamento básico
Histórico também é a estação de tratamento de água e esgoto de Vila Bela. Segundo o prefeito, este é o maior problema enfrentado pelos vilabelenses. A prefeitura tem somado esforços com o governo e Funasa, seja por meio de recursos ou emendas parlamentares, para reverter esse quadro.


“Em 269 anos, ainda temos esgoto a céu aberto”. Isso pra saúde pública é ruim, mas estamos ampliando todos os esforços para acabar com isso. A estação de tratamento de água tem 30 anos, sem nunca ter sido ampliada ou reformada”, critica.


Parque Estadual Serra Ricardo Franco
De acordo com o prefeito, o cânion da Serra Ricardo Franco foi o local turístico mais visitado em 2019. A beleza rústica do local é preservada por rochas altas e águas azuis, cristalinas. É necessário percorrer uma trilha de 4 quilômetros para chegar até o cânion e o percurso é revestido por diversas árvores exuberantes e pedras.

Divulgação

Parque Ricardo Franco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Outro ponto exuberante é a Cachoeira do Jatobá, considerada a quarta maior cachoeira do Brasil, com queda de 250 metros.


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708