Cultura

22/05/2018 10:05

Alunos participam esta semana de evento literário na Secretaria de Educação

Cerca de mil alunos do 1º ciclo de 24 escolas municipais de Educação Básica vão participar esta semana, de 22 a 25, no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação (SME) do evento de lançamento do projeto Coleção Turminha Brava. A iniciativa da Prefeitura de Cuiabá é resultado da parceria entre as secretarias de Educação (SME), de Cultura, Esportes e Turismo e a Cepar Cultural, de São Paulo (SP) e busca promover a transmissão da cultura brasileira.

Na abertura da programação nesta terça-feira (22), às 8h, estarão presentes os alunos das EMEB Ministro Marcos Freire, Profº Rafael Rueda e Glaucia Maria Borges Garcia.

No período da tarde, às 14h, será a vez das EMEB Pedrosa Morais e Silva, Profº. Lenine de Campos Póvoas e Santa Cecília.

Ao longo da semana, sempre às 8h (no período da manhã) e às 14h (no período da tarde), até sexta-feira (25), as crianças participarão de um teatro com contação de histórias, distribuição de livros e um lanche.

A atriz Karol Piacentini e a produtora Gabrieli Borges estão na cidade e explicaram como surgiu o projeto que está comemorando dois anos.

A coleção Turminha Brava é um projeto literário voltado para o público infanto-juvenil, crianças de 8 a 11 anos. São histórias ilustradas reunidas numa coleção com oito livros que contam histórias inéditas e aventuras vividas por personagens do folclore brasileiro, o Saci, a Mula sem cabeça, Caipora, Boto, Iara, Boitatá, Lobisomem e Curupira.

“Para apresentarmos a coleção adaptamos os textos literários para o teatro e usamos a contação de histórias. Os textos trazem os personagens do folclore brasileiro e abordam temas como meio ambiente, sustentabilidade e a importância da conservação dos recursos naturais”, explicou Karol Piacintini.

A produtora cultural Gabrieli Borges contou que viajar pelos estados e distribuir os livros entre as crianças é uma forma de comemorar a 2ª edição da iniciativa. “O projeto é aprovado pelo  Ministério da Cultura e recebe patrocínio da CNH Industrial. Por meio das histórias reunidas na coleção “Turminha Brava”, é traçado um paralelo com a cultura, história e geografia do Brasil, evidenciando a importância da conservação dos recursos naturais”, destacou.

Começando por Cuiabá, as escolas públicas de Rondonópolis, Várzea Grande e Lucas do Rio Verde estão no roteiro dessa comemoração. Além da distribuição de um exemplar para cada criança as escolas ganharão kits com a coleção completa dos livros.

Para o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos fazer parte de projetos como esse, que resgatam e valorizam a cultura, reforça ainda mais o compromisso assumido pelo Prefeito Emanuel Pinheiro de investir em incitavas que façam a diferença e qualifiquem ainda mais o Ensino no Município. “Essas iniciativas são fundamentais para a formação das nossas crianças. Entendemos que nosso compromisso e nossa missão em relação à Educação é incentivar as boas práticas de aprendizagem e estimular nossos alunos para que tenhamos crianças e jovens cada vez mais inovadoras, curiosas e interessadas na cultura, na tradição e nas suas raízes”, salientou o secretário.

Projetos

O projeto Coleção Turminha Brava,  com  oito livros ilustrados de histórias inéditas de personagens da mitologia brasileira é um dos projetos desenvolvidos pela empresa Cepar Cultural.

A empresa trabalha no desenvolvimento de ações culturais com responsabilidade social e educação ambiental. Entre os  projetos culturais já desenvolvidos estão o  “Cinema Itinerante”, “O Reino da Água (realizado em 2017), Coleção “Mitologia Brasileira”, “O Desenho de Aldemir Martins”, “O Fascínio da Cultura Japonesa”, entre outros.

 

Programação

 

Terça-feira (22/05)

8 horas

– EMEB Ministro Marcos Freire

-  EMEB Profº Rafael Rueda

- EME Glaucia Maria Borges Garcia

 

14 horas

- EMEB Pedrosa Morais e Silva

- EMEB Profº Lenine de Campos Póvoas

- EMEB Santa Cecília

 

Quarta-feira (23/05)

8 horas

EMEB Osmar José do Carmo Cabral

EMEB Irmã Maria Betty de Souza Pires

EMEB Jescelino José Reiners

 

14 horas

EMEB Profº Zeferino Leite de Oliveira

EMEB Dom Bosco do Praeirinho

EMEB Profª. Alzira Valladares

 

Quinta-feira (24/05)

8 horas

EMEB Profª Maria Ambrósio Pommot

EMEB Senhorinha Ana Alves de Oliveira

EMEB Senador Gastão de Matos Muller

 

14 horas

EMEB Vereador Paulo de Campos Borges

EMEB Profº Carlos Alberto Reyes Maldonado

EMEB Tereza de Benguela

 

Sexta-feira (25/05)

8 horas

EMEB Silvino Leite de Arruda

EMEB Silva Freire

EMEB  São Sebastião

 

14 horas

EMEB Quintino Pereira de Freitas

EMEB Profª Gracildes Melo Dantas

EMEB Antônio Ferreira Valentim

 

Serviço

O que: Lançamento do projeto Coleção Turminha Brava

Data: 22 a 25 de maio

Horários: Pela manhã às 8h e à tarde, às 14h

Local: Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes.


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708