Cidades

03/12/2019 06:40

Unidade do Gaeco ganha estrutura com ampliação da sede das Promotorias

O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, inaugurou nesta segunda-feira (02), em Barra do Garças, a obra de reforma e ampliação da sede das Promotorias de Justiça do município. O novo espaço abriga a unidade regional do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). O evento contou com a participação de representantes do Poder Executivo local, Judiciário, Legislativo e instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Barra do Garças, Ministério Público Federal, Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Torixoréu.
Durante a cerimônia, o procurador-geral de Justiça falou sobre a importância da integração das instituições que compõem o sistema de Justiça. Destacou o trabalho de articulação desenvolvido pelas Promotorias de Justiça de Barra do Garças no combate à violência doméstica e comentou a decisão política que culminou na instalação dos Gaecos regionais.
“O Gaeco é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar. A decisão em torno da sua regionalização atende a uma demanda dos colegas do interior do estado e vai ao encontro da necessidade de articulação das instituições no combate ao crime organizado. Em um estado de dimensão continental, como é Mato Grosso, não dá para centralizar as ações apenas na capital”, afirmou Borges.
A coordenadora-adjunta das Promotorias de Justiça de Barra do Garças, promotora Luciana Rocha Abrão David, ressaltou que o acolhimento do Gaeco na sede da unidade proporcionará, além de uma maior integração, economia de recursos públicos. “O oferecimento da estrutura necessária para acomodar o Gaeco evitará gastos com  aluguel em outro prédio. A ampliação da sede também propiciará um espaço mais confortável aos servidores e à sociedade em geral, com acesso pleno e igualitário”, disse.
O prefeito da cidade, Roberto Ângelo de Farias, destacou o trabalho que o Ministério Público vem desenvolvendo no município. “O MP tem desempenhado um papel brilhante no país e em Barra do Garças. Torço para que a estrutura da instituição cresça ainda mais para atender a nossa população de forma digna e eficiente”.
NOVAS INSTALAÇÕES: Com a ampliação, a sede das Promotorias de Justiça de Barra do Garças dobrou o tamanho da área construída. Antes da reforma a Projus tinha 757,93 m², agora a área total construída subiu para 1.547,87 m².
Localizada em um terreno de 1.470,00 m², o primeiro pavimento do prédio conta com oito gabinetes para os promotores de Justiça e assessores, quatro salas destinadas ao Gaeco e duas salas para estagiários. O prédio conta ainda com um miniauditório, copa, área de serviço, depósito, arquivo, quatro banheiros sociais, sala para a administração e sala de espera com capacidade para acomodar 27 pessoas. No subsolo está instalado o almoxarifado das promotorias.
A sede tem 13 vagas de garagem para as promotorias e outras sete para visitantes, sendo uma vaga reservada para cadeirante e duas para idosos. A Projus atende aos municípios de Pontal do Araguaia, Araguaiana, Ribeirãozinho, Torixoréu e General Carneiro. O prédio está localizado na Rua Francisco Lira, 962 - Jardim Sena Marques.


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708