Cidades

15/05/2022 22:21

NENHUM ÓBITO 65 pacientes foram transferidos do São Beneditos após fogo atingir hospital

Fonte:GD

80 dos 65 pacientes das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) do hospital Municipal São Benedito foram transferidos para outras unidades de saúde de Cuiabá após um princípio de incêndio atingir o hospital no início da noite deste domingo (15).

A informação é do diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Paulo Rós, que informou ainda que o incêndio teve início em um aparelho de ar condicionado da enfermaria do segundo andar da unidade.

“Não tem como dizer que é normal. A manutenção está em dia, a gente está fazendo trabalho de manutenção preventiva, adquirindo novos ares-condicionados, mas não tem como prever. Os ares-condicionados funcionam 24 horas”, disse. Todos foram retirados com vida.

O diretor informou que, até o momento, os pacientes foram transferidos para o antigo Pronto-Socorro, Santa Casa e Hospital Municipal de Cuiabá. Paulo disse que após o princípio de incêndio a evacuação foi feita rapidamente e o Corpo de Bombeiros iniciou o combate às chamas que tomavam conta do segundo andar.

 

Em um comunicado divulgado em sua página oficial no Instagram, o prefeito Emanuel Pinheiro afirmou que determinou uma força-tarefa da Secretaria Municipal de Saúde e da Empresa Cuiabana de Saúde para garantir a integridade dos pacientes e dos trabalhadores.
Afirmou ainda que determinou a criação de uma nova ala, no antigo Pronto-Socorro, no bairro Bandeirantes, destinado aos pacientes que estavam internados no São Benedito.

Fogo começou em aparelho de ar instalado na enfermaria.

Fogo que causou pânico e colocou pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital Municipal São Benedito, em Cuiabá, começou em um aparelho de ar-condicionado instalado em um leito de enfermaria do segundo andar.


A confirmação foi feita pelo diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Paulo Rós, na porta da unidade, que ainda está sendo vistoriada pelo Corpo de Bombeiros e por peritos.


"O pessoal da perícia está olhando, mas os aparelhos estão com a manutenção em dia. Não podemos dizer que é normal, há manutenção preventiva, mas eles funcionam 24h, não tem como prever", disse.


Não há informações se o fogo chegou a consumir toda a enfermaria. Mas, a fumaça tomou conta de pelo menos 3 andares do hospital, que foi rapidamente esvaziado com a ajuda dos profissionais de Saúde e da Segurança Pública.


No local, havia diversos caminhões dos bombeiros, policiais e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Segundo Rós, agora, uma força-tarefa vai encaminhar os pacientes para outras unidades.


"Essas unidades são as UBS, Santa Casa, Pronto-Socorro antigo. Mas, tem alguns que vão ficar aqui, pelo menos 15. Já foi analisada a situação, está tudo controlado", finalizou.


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708