Cidades

20/11/2021 11:36

DOIS DIAS PARA O ENEM Na reta final, confira dicas para se preparar para a redação

Redação:GD

A reta final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando. Neste próximo domingo (21), os candidatos farão a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação. Somente a redação vale 1000 pontos, o que deixa os inscritos apreensivos com o seu resultado.


Para auxiliar os candidatos, conversou com o professor de redação Vicente Monteiro, que repassou dicas valiosas para a prova, como otimização do tempo, como não zerar e até mesmo os possíveis temas.

De acordo com ele, o candidato que seguir as 5 competências propostas pelo exame já terá um resultado satisfatório na nota. “Acho que a melhor dica pro candidato se saia bem na prova de redação é ele fazer um trabalho de estudo, uma preparação cuidadosa em cima das 5 competências, pelas quais ele será avaliado. Não tem nada mais certo, nada mais direcionado do que fazer isso”, detalha.


As competências exigidas são:


Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.


Otimizar o tempo
Conforme Monteiro, fazer a redação primeiro do que a prova na verdade depende de cada candidato. Porém, ele alerta que a redação nunca deve ser feita de uma só vez. O texto deve ser elaborado em duas etapas, sem se esquecer de faze uma revisão final.


“Existe um caminho que é sugerido, mas não necessariamente o único, por exemplo: cabeça ainda tranquila, descansada, a mente, então você começaria a produção da redação, não encerraria, apenas montaria o esboço e parte pra prova objetiva e depois retorna e dá continuidade”, revela.


Nota zero
A temida nota zero pode ser evitada, também se o inscrito seguir as normas da prova. O professor observa que texto em branco, desenhos, letra inelegível e fugir do tema são alguns dos pontos que podem anular a redação.


“Textos narrativos, descritivos; impropérios, que são palavras chulas, palavras odiosas, ofensas, zombarias, isso pode levar a nota zero; Identificação do participante no texto, por exemplo citando nome, comentando sobre onde mora, se inserir no texto”, adverte.


O melhor caminho é seguir no que está proposto na prova.


“Reflexão do participante sobre a própria prova ou sobre o Enem pode zerar também. Recado ou bilhete desconectado do projeto do texto, orações, mensagem religiosa, pode levar nota zero. Mensagem política também pode levar”.


Tema
Sobre o tema, Monteiro afirma que o mais importante é o candidato se preocupar com a qualidade do seu próprio texto. As pessoas levam mais em consideração o tema, quando na verdade, a forma como você escreve é o que deve ser ponderado.


“A preocupação com o tema ela passa a ser um elemento secundário, porque eu acredito que o candidato ao invés de se preocupar com o tema que vai cair, ele tem que preocupar com a qualidade do texto que ele escreve”, aconselha o professor.


Porém, ele também observa que nunca caiu como tema a questão da pandemia – um motivo para se atentar. Temas voltados para o meio ambiente, internet e tecnologias são possíveis, mas pode-se esperar de tudo.


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708