Cidades

19/11/2021 14:14

CADA UM POR SI Decreto torna uso de máscara opcional em locais abertos de Cuiabá

Redação:GD

Prefeito em exercício, José Roberto Stopa, decretou na manhã desta sexta-feira (19), que a população cuiabana não está mais obrigada a usar máscaras de proteção em locais abertos. Cabe a cada um decidir se usa ou não. A decisão, segundo a Prefeitura de Cuiabá, leva em consideração a queda do número de infectados pela covid-19 na cidade, além do alcance da vacinação.

De acordo com as informações da assessoria, a companha de vacinação já aplicou mais de 828 mil doses desde o começo da imunização, em 20 de janeiro de 2021 e por isso, considerando o fato de que o Plano de Imunização está em pleno andamento, a decisão foi tomada.

 

“A utilização de máscaras de proteção como medida de biossegurança passa a ser facultativa em ambientes externos no âmbito do Município de Cuiabá”, diz trecho do decreto 8.795 assinado nesta sexta por Stopa.

 

Cenário

Até esta sexta-feira, em Cuiabá, 4 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 3 enfermarias estão ocupados com pacientes infectados com covid-19.

 

Também foi informado que a cidade atingiu 90% da cobertura vacinal da primeira dose da vacina para o público maior de 18 anos – 459.451 mil pessoal.

 

O esquema completo - primeira e segunda dose – já é de 76,8% da população. Já das pessoas de 12 a 17 anos, o percentual atingido é de 66% - 54 mil pessoas.  

 

Alerta  

Caso os números voltem a aumentar, o Stopa avisou que as medidas de biossegurança serão reavaliadas. Segundo ele, nesse primeiro momento vale a adoção facultativa do uso de máscaras em locais abertos, o que já é uma realidade em várias cidades do país.

 

“Já tivemos na nossa cidade mais de 5 dias sem mortes pela Covid e esperamos que daqui pra frente possamos controlar a proliferação deste vírus que destruiu muitas famílias".


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708