Cidades

09/01/2020 06:53

Nova praça atende sonho de 34 anos dos moradores do Jardim das Américas

A primeira praça de 2020 foi entregue aos moradores do bairro Jardim das Américas, nesta terça-feira (07), atendendo um sonho de mais de 34 anos. O prefeito Emanuel Pinheiro ao lado da primeira-dama, Márcia Pinheiro, sugeriu batizar o novo espaço de lazer com o nome de “Frederico Soares de Campos Neto”, homenageando o morador do bairro, que faleceu um trágico acidente de carro.

Construído com o propósito de atender um público diversificado, o espaço conta com iluminação de LED, bancos, lixeiras, pista de caminhada e ainda recebeu os serviços de jardinagem e pintura. Além disso, as crianças da comunidade têm à disposição um playground, com diferentes brinquedos.

Na praça, também foram edificadas duas academias, sendo uma com equipamentos exclusivos para o atendimento do público da terceira idade. Outro benefício foi a criação do “ParCão”, para os pets, e a construção de uma fonte que também embeleza o espaço.   

O prefeito fez questão de elucidar a incansável luta do presidente da Associação de Moradores, José Teixeira, e de vários populares que sonhavam com essa obra, visto a necessidade do bairro ganhar um espaço público de lazer.

“O bairro Jardim da Américas é um dos mais populosos e antigos de Cuiabá e também merecia receber uma área de lazer. Agora, a comunidade tem um espaço lindo e preparado para atender as necessidades da população. Estamos desenvolvendo esse trabalho de socialização e democratização dos espaços públicos, pois entendemos que é uma medida que valoriza os bairros e melhora a qualidade de vida dos moradores”, explicou o prefeito.   

A área passou por um completo processo de revitalização, transformando-se em um novo espaço de lazer e integração social para os moradores da região. “Há 34 anos aguardamos a construção desta praça. Quis Deus que essa ela fosse entregue por um legítimo cuiabano e morador do nosso bairro. Essa é a maior praça de Cuiabá e que vai ser muito bem frequentada, não só por moradores do bairro como por toda a região”, afirmou o presidente José Teixeira.

O espaço está situado na região Leste, entre as ruas Buenos Aires e Montevidéu e vai beneficiar cerca de 7.500 moradores da localidade, além de fomentar o comércio local e valorizar os imóveis.

O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, durante a solenidade, fez um breve relato de suas experiências no bairro, a trajetória de crescimento e ainda a importância dessa obra.

“Conheço esse bairro na ponta dos pés. Passaram dias, noites, três décadas e meia e a praça nunca saiu do lugar. Lembro-me de vir neste local, completo de matos e brinquedos enferrujados para soltar pipa com meus colegas. Um bairro grande com potencial bom de crescimento e nada de uma praça ser inaugurada. Andando por Cuiabá, vejo a importância e a satisfação das pessoas pela prefeitura atender a uma demanda que contempla crianças, jovens, idosos e animais. Somente uma visão humana seria capaz de enxergar o quanto a prefeitura está para a comunidade”, pontuou o deputado.

Todo o trabalho foi coordenado pelas secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, resultando em um local no qual a população poderá desenvolver atividades físicas e de integração social.

“Toda a obra foi realizada com a colaboração e sugestão dos moradores, afinal a praça será utilizada por eles, então nada mais justo que ouvir a necessidade da comunidade. A primeira placa para realizar obra na praça foi em 1986. Muitos prefeitos se passaram e por isso, a população estava desacreditada que essa obra saísse do papel. A meta da nossa gestão é entregar este ano mais 50 praças”, disse o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

O Município tem expandido esses espaços para todas as regiões da cidade, alcançando pessoas que outrora se viam excluídas desse tipo de benefício. O planejamento do prefeito Emanuel Pinheiro é entregar, até dezembro de 2020, uma praça por semana. Além disso, o prefeito falou sobre a criação de um setor específico para cuidar da zeladoria e manutenção de praças e parques públicos na capital.

“Moramos no Jardim das Américas há 38 anos e estamos muitos felizes. Essa praça foi muito desejada. Somos vizinhos de frente e víamos esse amplo espaço propiciando insegurança sendo literalmente desperdiçado e agora a praça deu vida ao nosso bairro, algo que merecíamos. Esperamos que todos zelem por esse patrimônio público”, disse o casal Regina Maria de Almeida Ribeiro, acompanhada do esposo José Ribeiro Júnior.

Estiveram presentes na solenidade, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga; o ex-governador de Mato Grosso, Frederico Campos; os deputados estaduais, Paulo Araújo, Max Russi; o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Misael Galvão; os vereadores Marcos Veloso, Mário Nadaf, Justino Malheiros; o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego; o comandante do 1° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Guimarães; o administrador da regional Leste, Ricardo Lobo;  além de moradores e lideranças comunitárias.


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708